Fique atento ao Simulador do INSS! Sua aposentadoria pode estar em risco.
- Luana Bezerra
- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
A falta de cuidado pode te causar um prejuízo sem volta.

Como é de conhecimento público, o INSS disponibiliza um simulador de aposentadoria na plataforma “Meu INSS”. Essa funcionalidade permite que o segurado calcule seu tempo de contribuição e simule o valor de sua aposentadoria, com base nos vínculos registrados no CNIS, e já disponibiliza a função de ingressar com o próprio pedido de aposentadoria. Do ponto de vista do segurado, a calculadora do INSS cumpre o seu papel de simplificar o processo de aposentadoria.
O que é pouco falado é que, sem os devidos cuidados, o segurado que utilizar o simulador do INSS poderá ter um benefício concedido com um valor incorreto, muito menor do que teria direito, ou muito mais tarde do que deveria, causando grande prejuízo financeiro ao cidadão.
Esse problema ocorre porque muitas vezes o sistema do INSS não tem todas as informações da vida laboral do segurado e, com isso, acaba sugerindo uma aposentadoria que não é a melhor alternativa.
Como exemplo, listamos os principais motivos de divergências nos sistemas do INSS que podem prejudicar a sua aposentadoria.
Períodos trabalhados que constam na CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS), mas que não existem para o INSS;
Vínculos que constam na CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS), mas que não estão sendo computados por falta de registro de data de saída;
Períodos trabalhados que constam na CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS), mas que o empregador não recolheu para o INSS;
Períodos trabalhados e comprovados em RECLAMATÓRIA TRABALHISTA e que não constam no INSS;
Tempo de SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO não registrado;
Períodos trabalhados em ATIVIDADES ESPECIAIS (insalubres e periculosas) e que não estão sendo contabilizados pelo INSS;
Períodos trabalhados em ATIVIDADES ESPECIAIS e que estão sem comprovação por PPP ou com PPP preenchido incorretamente;
Cálculo de valor de benefício realizado incorretamente pelo INSS.
Como primeiro passo, com intuito de identificar divergências, sugerimos que o segurado compare os dados de sua carteira de trabalho com as informações contidas no CNIS. Encontrando divergências, sugerimos que busque um advogado previdenciário de sua confiança.
#aposentadoria #aposentadorias #aposentadoriarural #aposentadoriaporidade #aposentadoriahibrida #aposentadoriaportempodecontribuição #inss #advogadoprevidenciário #escritoriodeadvocacia #previdenciasocial
Comments