Quem tem Hérnia de Disco pode receber algum benefício do INSS?
- Luana Bezerra
- 30 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Sim, mas depende do impedimento causado pela doença.

A Hérnia de Disco é uma doença que ocorre na região da coluna vertebral, quando discos intervertebrais pressionam terminações nervosas. Os principais sintomas são dores nas costas, dormência ou fraqueza nos braços e pernas ou, ainda, limitação de movimentos.
Assim, quando os sintomas chegam ao nível de incapacitar a pessoa para suas atividades laborais, há possibilidade de buscar 2 (dois) benefícios, desde que respeitada a qualidade de segurado e carência.
São eles:
Auxílio-Doença (Benefício por Incapacidade Temporária);
Aposentadoria por Invalidez (Benefício por Incapacidade Permanente);
Outra possibilidade, caso a pessoa não tenha contribuições ou nunca tenha contribuído para o INSS, é o benefício assistencial BPC LOAS.
O BPC LOAS é um benefício assistencial, no valor de um salário-mínimo, destinado às pessoas com deficiência ou idosas (65 anos ou mais) que estão em situação de vulnerabilidade (baixa renda). Neste caso, é possível equiparar a Hérnia de Disco como se uma deficiência fosse e, com isso, a pessoa fica apta ao benefício, desde que atendidos os demais requisitos.
Em todos os casos, o portador de Hérnia de Disco deverá passar obrigatoriamente por perícia médica pelo INSS e, se for comprovada a incapacidade, o benefício será concedido.
Caso o pedido seja negado, a pessoa tem a opção de entrar com um processo contra o INSS, no qual a Justiça determinará uma nova perícia com médico especialista escolhido por ela.
Importante! A comprovação da incapacidade está diretamente relacionada à gravidade dos sintomas, como dores, dormência ou paralisia, e como eles impactam na vida da pessoa.
Comments