top of page

Posso me aposentar mais cedo se trabalho em dois empregos simultaneamente?

  • Foto do escritor: Luana Bezerra
    Luana Bezerra
  • 7 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

Muitas pessoas possuem mais de um emprego e acabam contribuindo para o INSS nas duas atividades desenvolvidas. Assim, se você tem um emprego com carteira assinada e, também, contribui como autônomo (contribuinte individual) ou até mesmo possui dois empregos formais, é provável que você esteja nessa situação conhecida como “atividades concomitantes”.


Primeiramente, destaca-se que contribuir ao INSS sobre mais de uma atividade não significa que a contagem do tempo de contribuição para a aposentadoria seja feita em dobro, pois o tempo para se aposentar será computado apenas uma vez. Porém, exercer duas atividades simultâneas influencia no cálculo do valor do benefício, já que os salários recebidos podem ser somados (caso um deles não exceda o teto do INSS).


Segundo a legislação vigente, o salário-de-benefício será calculado com base na soma das contribuições das atividades exercidas simultaneamente.


É importante frisar que se você se enquadra nessa situação atualmente ou se teve aposentadoria concedida nos últimos anos, você deve ficar atento e verificar se o cálculo do seu benefício foi feito corretamente, pois o INSS não aplicava essa forma de cálculo e não realizava a soma desses salários de contribuição, o que resultava valores mais baixos de aposentadoria para o segurado.


Portanto, caso você tenha se aposentado e tinha 2 atividades laborativas, provavelmente você têm direito à revisão de atividades concomitantes.


 
 
 

Comments


© 2020 por Luana Bezerra Advocacia Previdenciária

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page