Não prejudique sua aposentadoria por falta de documentos!
- Luana Bezerra
- 28 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Guardar os documentos é fundamental!

O cliente chega ao meu escritório e compartilha vários fatos de sua vida laboral e, com grande frequência, descubro que não guardou boa parte dos documentos. Ocorre que, muitas vezes, eles são fundamentais para comprovar o tipo e período das atividades desempenhadas e, também, os valores das contribuições realizadas para o INSS.
É que muitas vezes o INSS ou não tem todos os dados do segurado, ou eles não estão 100% corretos em seus sistemas. Quanto mais antigo o fato, mas difícil de o INSS ter armazenado corretamente o dado. Aí é que entra a comprovação por documentos.
Desta forma, tenha o hábito de guardar e organizar seus documentos previdenciários. Afinal, os documentos podem aumentar o valor da aposentadoria e antecipar a data de início de seu benefício.
Em tempos de tecnologia e de celulares multitarefas, sugere-se também escanear ou fotografar toda a documentação e guardar em um arquivo digital, jamais descartando os documentos originais.
Conheça alguns dos documentos importantes:
Documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento);
PIS;
NIT/NIS;
Carteira de Trabalho (todas as folhas anotadas);
Extratos de FGTS;
Contra-cheques;
Carnês de Contribuição (GPS);
Sentença de Reclamação Trabalhista;
Certidão de Tempo de Contribuição em regime próprio;
Inscrição de contribuinte individual e autônomo;
Protocolos do INSS;
Declaração de Condições Ambientais do Trabalho;
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
Declaração de Segurado Especial;
Declaração de atividade exclusiva de magistério, e
Documentos com indicação de atividade rural.
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