INSS anuncia nova operação PENTE FINO
- Luana Bezerra
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
INSS revisa pelo menos 1,7 MILHÃO de benefícios.

No início deste mês, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou a realização de novas revisões em pelo menos 1,7 MILHÃO de benefícios de todas as espécies.
As notificações já começaram a ser enviadas por cartas aos beneficiários que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e nos quais foi verificada a necessidade de reavaliação de documentos. O prazo para envio dos documentos é de até 60 dias após o recebimento da notificação, por isso é importante que o segurado fique atento.
O modo mais fácil para o envio dos documentos é através do site ou aplicativo Meu INSS (o beneficiário precisa ter usuário e senha). Nele, basta acessar a opção “Atualização de Dados de Benefício” e anexar cópia digitalizada de CPF, RG, Certidão de Casamento ou Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Lembrando que os documentos devem ser do titular do benefício e, se houver, do procurador ou representante legal.
Caso tenha dificuldade ao utilizar o Meu INSS, o beneficiário poderá agendar pelo telefone 135, na opção “Entrega de Documentos por Convocação”, a entrega dos documentos em uma agência próxima a sua residência. Só evite perder tempo, pois o INSS não receberá os documentos (cumprimento de exigência) sem agendamento prévio.
O segurado notificado poderá ter o benefício suspenso se não cumprir o prazo dos 60 dias para a entrega dos documentos. E, se ainda assim não apresentá-los dentro de 30 dias após a suspensão, poderá ter seu benefício bloqueado.
Por isso, é muito importante que você esteja atento se receber esta carta do INSS e, caso necessário, busque auxílio profissional especializado para não perder seu benefício.
Como vou saber se não houve um problema na entrega dos Correios?
Como alternativa, o INSS fez parceria com os Correios e disponibilizou as cartas na versão digital, pelo serviço “Entrega Digital”. Assim, os segurados poderão acessar a carta através do menu “Minhas Mensagens” do aplicativo dos Correios. Para isso, basta se cadastrar fornecendo o CPF e mais algumas informações cadastrais.
Comments