top of page

Como comprovar união estável para receber Pensão por Morte?

  • onliprs
  • 12 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de dez. de 2020


Para comprovar a união estável é necessário seguir alguns requisitos. O primeiro deles é que o INSS exige que a união seja por pelo menos 2 (dois) anos. Outro fato importante é que não é possível comprovar a união unicamente por testemunhas junto ao INSS.

Com as novas regras, primeiro é necessário realizar a prova documental, devendo apresentar provas documentais próximas a data do falecimento. Quanto ao número de documentos, o INSS mudou a regra e passou a exigir 2 provas documentais, antes a exigência era de 3 documentos.

Além disso, ao menos um documento deve ter emissão não superior aos 24 meses anteriores à data do óbito.


O INSS aceitará ouvir testemunhas (justificação administrativa) de forma complementar às provas documentais nos casos em que o companheiro(a) tenha no mínimo 1 documento de início de prova da união dentro do período de 24 meses anteriores ao óbito.

Caso o INSS ainda assim negue o seu pedido é cabível o ajuizamento de ação judicial, na qual há flexibilização dos meios de comprovação da união (documentos e testemunhas). Nesta hipótese, busque a orientação de um advogado especializado de sua confiança para saber o melhor caminho a ser seguido.


 
 
 

Kommentare


© 2020 por Luana Bezerra Advocacia Previdenciária

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page