Carência e Qualidade de Segurado: Você sabe o que são?
- Luana Bezerra
- 23 de set. de 2021
- 1 min de leitura
O INSS exige carência e qualidade de segurado para conceder benefícios.

Primeiramente, é preciso entender que a sigla “INSS” significa Instituto Nacional do Seguro Social, ou seja, assim como uma seguradora de carros que garante a assistência do veículo quando necessário, o INSS é uma grande seguradora responsável por cobrir os riscos sociais.
Por isso, é responsável não só pela aposentadoria do trabalhador, mas também por casos de acidente de trabalho, deficiência ou qualquer problema que incapacite o indivíduo para o trabalho.
Dito isso, o cidadão só poderá solicitar um benefício previdenciário caso tenha qualidade de segurado e a carência requerida, de acordo com o tipo de benefício desejado.
A qualidade de segurado nada mais é do que a condição atribuída a todo cidadão que possui inscrição no INSS e faz pagamentos mensais à Previdência Social. Desta forma, ele está filiado ao INSS. Têm qualidade de segurado: empregados, trabalhadores avulsos, empregados domésticos, contribuintes individuais, segurados especiais e facultativos.
A carência consiste no número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário tenha direito a algum benefício. É similar a carência dos planos de saúde, em que o segurado precisa pagar alguns meses para ter direito a algum tipo de exame ou procedimento.
Por isso, para solicitar um benefício, é essencial que as contribuições mensais estejam em dia.
Em geral, um trabalhador mantém a qualidade de segurado por 12 meses após o término das contribuições.
Mas atenção! Há casos em que o segurado mantém a qualidade de segurado por mais tempo.
Comments