APOSENTADORIA ESPECIAL antes e depois da reforma.
- onliprs
- 16 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2020

A aposentadoria especial é um tipo específico de aposentadoria que exige um menor tempo de contribuição, sendo destinado a trabalhadores que atuaram em contato com produtos ou situações que faziam mal à saúde (insalubres) ou que colocavam a vida em risco (periculosos).
Como a aposentadoria especial era calculada antes da reforma: cumprido o requisito de tempo de contribuição, o benefício correspondia a 100% da média salarial.
Como ficou após a reforma da previdência: cumpridos os requisitos de tempo de contribuição (15, 20 e 25 anos) e os de idade (55, 58 e 60 anos), o trabalhador fará jus a benefício correspondente a 60% da média salarial, o qual será acrescido de 2% para cada ano de contribuição que o trabalhador tiver contribuído além do tempo mínimo.
O modo de calcular a média salarial também mudou, antes era tomada como base a média dos 80% maiores salários, e, após a reforma da previdência, passou-se a adotar a média de todos os salários recebidos pelo trabalhador após 1994.
Um ponto importante é que se você cumpria o tempo de atividade especial necessário para se aposentar antes da Reforma da Previdência (13/11/2019), você possui direito adquirido e pode se aposentar com a regra anterior. Neste caso, converse com um especialista de sua confiança, ele poderá analisar o seu caso e indicar o caminho para receber o benefício mais vantajoso.
Commentaires